sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Um Mistério Existencial: Porque o Mundo Existe? - Jim Holt



Hey lindos e lindas! Hoje vou falar um pouco desse livro super fodástico do Jim Holt. Um livro diferente dos que eu postei aqui pois esse é muito mais complexo. Um livro filosófico que aborda todas as perguntas que a séculos fascinam e ao mesmo tempo atormentam filósofos e físicos como: "De onde viemos?" "Como o mundo passou a existir?" "O mundo já existia antes de nós seres humanos existir?" "Quem é Deus?" "O que é o nada?" e é isso que o Jornalista Jim Holt tenta responder no livro"Porque o Mundo Existe?". Tudo começa quando ele estava lendo o livro "Introdução à metafísica" de Martin Heidegger e lá continha a seguinte pergunta"Porque existe algo e não apenas o nada?" e acaba mergulhando de cabeça no existencialismo. Em busca de respostas ele iniciou uma investigação sobre o mistério da existência. Sua missão era juntar pistas com ajuda de vários pensadores de diferentes áreas do conhecimento, como o escritor John Updike, o filósofo Adolf Grünbaum, o teólogo Richard Swinburne, o matemático Roger Penros e o físico Andrei Linde. O mais encantador é que sua jornada intelectual passa pelo famoso Café de Flore, o porto seguro dos existencialistas em Paris, frequentados por Jean-Paul Sartre e a linda da Simone Beauvoir. Isso pra mim foi apaixonante. Quem algum dia parou pra pensar nisso? Porque para poder ser algo necessariamente precisa existir? No livro tem várias coisas surpreendentes que você nem imagina que existe. Teorias totalmente malucas e engraçadas. Linde me deixou intrigada ao falar que o nosso universo não é tão difícil de ser criado (COMO ASSIM?), segundo ele, não era preciso de interferência cósmica ou super poderes. Apenas um laboratório super avançado. Aí ele tirou a seguinte conclusão maluca: "e se o nosso universo e tudo isso que nós conhecemos tivesse sido criado por um hacker com um super laboratório em algum lugar por aí?". Outra coisa que eu fiquei sabendo também é que existe pessoas que acreditam em Nada. E Nada para essas pessoas é uma religião: os niilistas. Para eles Nada é um Deus. Então muito cuidado ao falar que você não gosta de Nada ou não acredita em Nada. Isso pode ser uma blasfêmia na frente de um niilista.
Enfim pessoal, eu amei esse livro e o melhor é que ele não é um livro mega foda de ler. Contém uma leitura gostosa, o Jim faz várias piadas, é envolvente, criativo e não é chato. A cada termino de capitulo você vai pensar: "puts, como eu não fui pensar nisso?"Super recomendo, principalmente para quem gosta de filosofia (assim com eu) e está começando a ler livros do gênero, porque como eu disse, é um livro fácil de ler e contém muita coisa importante e resumidamente. Apaixonante.
Espero que vocês gostem. Quem já leu comente, quero debater porque ninguém que eu conheço leu e então eu fico meio chateada de não poder comentar ): e quem não leu, leia! Beijos <3
         

2 comentários:

  1. Ótimo texto de resenha. Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se expressar, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo como tema.
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    shopping.uol.com.br/e-book-reverso_2631732.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Obrigada >< O livro é genial e abrange vários assuntos interessantes sobre filosofia e mundo. Esse livro Reverso eu ainda não li mas me interessei. Irei ler e falarei dele aqui no blog (: Obrigada pela dica <3

      Excluir

Copyright © 2014 Universo Paralelo