quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Principais Conceitos da Fotografia 02 - Velocidade do Obturador


Neste post da série Principais Conceitos da Fotografia
resolvi falar sobre a velocidade do obturador. Para quem não conhece, o obturador é um dispositivo mecânico que abre e fecha que controla o tempo de exposição do sensor da câmera à luz. E vai de você controlar o tempo que ele ficará aberto e de luz que deseja que entre na câmera. Como estamos falando de tempo, a unidade de medida da velocidade do obturador é o segundo(s),  por exemplo: 1/100s (1 segundo dividido por 100). É meio como se fosse uma cortina que abre e fecha protegendo a câmera da luz. 

Lembra que no post anterior eu disse que a lente da câmera são como nossos olhos? Então, o obturador é parecido com as pálpebras, já que seu funcionamento é similar ao piscar de olhos. 

Nossa função é "controlar" o tempo que o obturador ficará aberto. Na câmera, a velocidade do obturador é representada dessa maneira:

Ok, vamos ver isso na prática:

Esse é um exemplo de velocidade baixa a velocidade do obturador é crucial na hora de tirar uma fotografia dessa maneira, principalmente em fotos noturnas você vai precisar deixar a câmera exposta por mais tempo para conseguir o resultado igual ao da foto a cima mas se quer uma dica use um tripe se o caso for tirar fotos na rua mas se for em casa você pode usar livros, cadeira ou qualquer coisa que sirva como um tripé (se você for pobre como eu e não tem o bendito tripé). Quanto maior o valor, mais será a demora para "bater" a foto. Por isso que elas tendem a ficar borradas.Mas quando a exposição é mais rápida, é possível "congelar" o momento com mais facilidade. Isso porque, como a foto será "clicada" em milésimos de segundo, aí você usa a velocidade alta, da uma olhada nos exemplos:





Bom, acho que deu pra entender um pouco sobre obturador: quanto maior a velocidade mais "exata" será a foto e quanto menor a velocidade a foto será com mais luzes e com uns leves borrões. Vale lembrar que o obturador e o diafragma andam juntos, por isso o próximo tema será diafragma. 

Então é isso, espero que vocês tenham entendido o que é obturador e como ele funciona. Até o próximo post, qualquer coisa comentem (: beijos <3



0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2014 Universo Paralelo