sábado, 31 de agosto de 2013

Principais conceitos da fotografia - ISO


Bom, depois de muito tempo adiando e deixando sempre para depois, hoje eu finalmente começo a série de posts falando sobre fotografia, mas 
dessa vez falando sobre os principais conceitos que devemos mais do que nunca saber para manusear bem as funções de uma câmera seja ela profissional, semi ou compacta. E também para tirar o maior proveito dela nas fotos.
Passei um tempo estudando sobre isso porque infelizmente ainda não sou uma total "expert" em funções e etc. Mas o meu objetivo é falar de fotografia do modo mais prático e fácil possível para você entender, porque eu vou confessar que sofri um pouquinho para entender algumas coisinhas e outras em alguns blogs e etc. Algumas coisas foi fácil porque de tanto "brincar" com algumas câmeras acabei aprendendo na prática mesmo. 
Achei que seria melhor começar por partes, tipo uma série mesmo. 
• ISO
• Velocidade do obturador
• Abertura do diafragma
• Exposição
• Balanço de brancos
• Profundidade de campo
• Distância focal



- Sensibilidade (ISO

Confesso que alguns anos atrás eu não ligava para a opção ISO em modo algum. Achava simplesmente inútil, nas minha fotos sempre deixava no automático, pensava que a câmera iria regular automaticamente, pelo menos nesse aspecto. Me enganei. Quando comecei a praticar em ambientes diferentes, descobri que muitas vezes aqueles fotos desagradáveis e que me faziam quase chorar  tinham origem no maldito ISO automático que a câmera dizia ser o ideal para a foto sair perfeita. E não era.
Bom, o ISO (sigla de International Standards Organization) é uma função tão importante quanto a abertura do diafragma e a velocidade do obturador (irei explicar essas funções também mais adiante). O ISO mede a sensibilidade do sensor (fotografia digital) ou do filme (fotografia analógica) à luz. É bem assim: quanto mais sensível (ISO maior), mais o mecanismo da câmera se esforça para captar informações em uma cena; por isso aumentamos o ISO em ambientes mais escuros, porque a câmera precisa de uma força extra para “enxergar” melhor! E quanto menos sensível (ISO menor) o sensor ou filme for, mais iluminação é necessária na cena, já que a câmera nesse caso não recebe uma exigência tão grande para fazer a foto. Fui entender melhor o ISO comparando com a nossa pupila...
Configurar o valor certo do ISO na câmera é a coisa mais simples do mundo, sério: você precisa observar como está a iluminação do ambiente e a sua situação, sinta-se o "fotógrafo" do negócio. Por exemplo: um tripé estabiliza a câmera e impede aqueles tremidos chatos, certo? Com essa carta na manga, você já vai poder diminuir a velocidade do obturador (deixar mais luz entrar) e consequentemente, não vai precisar colocar um ISO muito alto, porque não vai precisar compensar a falta de luz. Legal, né?
Mas calma, por que nem sempre é tão simples assim bonitos. Aprendi que quanto mais o ISO maior vai ser o ruido na foto e isso não é muito bom. Ruído são aqueles pontinhos estranhos que insistem em aparecer principalmente nas fotos noturnas. Agora você vai entender melhor o porquê: com a falta de luz, a pessoa ou o modo automático da máquina determinou que um ISO alto era preciso. Com a escuridão, as informações de luz e cores captadas pela câmera não eram muito concretas e nítidas, o que gerou os famosos pontinhos do ruído! 
E da mesma forma que uns odeiam, outros amam e até usam o ruído como estilo, muitas vezes o ruído é utilizado para dar a aparência de foto antiga porque as fotos tiradas com câmeras analógica tem o ruído como uma de suas características. 

Enfim, o mais importante de tudo é equilibrar abertura, velocidade do obturador e o ISO. É tudo questão de avaliar o contexto da foto e compensar a luz do ambiente com o ISO. Não é nenhum bicho de sete cabeças.
Qualquer dúvida é só comentar, ok? O próximo post será sobre a velocidade do Obturador, então continuem acompanhando o Universo Paralelo, espero que tenham gostado e entendido porque como já disse, sou um horror em quesito explicações haha
                                               Uma boa semana bonitos, beijos <3

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2014 Universo Paralelo